Novas rotas no vale do corgo

Pelo segundo fim-de-semana consecutivo, voltámos aos trilhos e desta feia fomos para sul. O Zé vai estando cada vez mais em forma e as segundas-feiras de tarde dão-lhe alguma “margem de manobra” para se por duro e, ao mesmo tempo, procurar novas rotas. Assim foi na passada semana, telefonei-lhe por volta das 16.30 e, estranhamente, não atendeu porque andava a pedalar… pelos vistos a coisa não deu para os telemóveis tal era o entusiasmo segundo notícias na retribuição da chamada que me chegara passado umas boas 2h…

Por cima das nuvens no Alvão

Com a chegada das chuvas de outono e consequente arrefecimento climatérico, as bicicletas de estrada encostam-se e, eis que chega a vez das BTT avançarem para os trilhos. O combinado para o sábado, se o tempo permitisse, seria uma ida à Srª da Graça a Mondim de Basto para “fechar” definitivamente a época de estrada mas, a chuva pela manhã não deixou…de chuva tinha chegado na última volta de estrada pelo Douro quando, na subida da Barragem da Valeira para Carrazeda de Ansiães, começou a chover.

Pelas calçadas e pontes do Douro

Depois de algum tempo a “cozinhar” este percurso, analisando documentos, fazendo alguns contactos, a preciosa ajuda do Google Earth, incursões a pé a alguns dos locais e, finalmente, duas voltas na bicicleta a fim de testar alguns trilhos, arranjámos uma volta nas encostas do Douro, Património da Humanidade, com aquilo de que gostamos: pontes, calçadas, trilhos entre vinhas e um bom acumulado.
Há uns anos a esta parte o Rui Appelberg visitou o nosso território, atravessando as linhas do “reino de Jales”

Riscado em cima do joelho

Depois de no dia de consoada termos pedalado com os amigos Manel e Adriano eis que passado dois dias o Zé telefona-me durante a tarde par me dizer que no dia seguinte iríamos pedalar novamente…bem…tinha acabado de retirar o equipamento da máquina de lavar completamente molhado…15h…o sol já está quase a esconder-se por detrás da montanha…quis demovê-lo da ideia sugerindo a segunda-feira mas só me mandou desenrascar e secar o equipamento. Lá tive de arranjar forma de o fazer.

Medronhos em dia de consoada

Há uns anos a esta parte, não muitos, tínhamos uma equipa de bravos que semanalmente eram certinhos e marcavam presença em Jales para pedalar connosco pelos nossos trilhos, referimo-nos ao Manuel, Adriano, Jorge, Miguel, entre outros, mas estes eram os mais assíduos… com o passar dos tempos, como em tudo, mudam-se rotinas porque a vida a isso obriga e esses passeios semanais deixaram de ser tão frequentes, pelo menos com eles. No início da semana, o Manel telefonou ao Zé a dar conta do interesse em pedalar ...

Novas e boas investidas

Há já uns tempos a esta parte que se ponderava pedalar a norte do concelho mas, como recebemos a visita de uma malta do pedal, isso limitou-nos umas 2 ou 3 saídas por causa dos reconhecimentos.
Como de costume, lá recorremos aos mapas e ao traço para delinear a volta e no dia, bem cedinho lá nos fizemos aos trilhos subindo a serra, para de seguida descer ao vale. Talvez o dia mais frio deste inverno, a geada era bem notória e nas zonas mais sombrias muito mais intensa, em especial ...

A escassez de tempo, por causa de outros afazeres, não tem dado para a prática da bicicleta, no entanto, sempre que se consiga uma “brecha” aí vamos nós.
No início da semana visualizámos na Web umas imagens da subida à Serra do Larouco, dando conta dos términos de uma intervenção que receberá o final de uma etapa da volta a Portugal em bicicleta. É um investimento digno de se lhe tirar o chapéu porque permite o fácil e rápido acesso de automóveis ao topo ...

Depois do nevoeiro, repetimos com céu limpo

A última vez que pedalámos pela serra da Padrela deixou-nos um “amargo de boca” porque, devido ao nevoeiro, não conseguimos desfrutar da paisagem…
Ficou a ideia de lá voltar com céu limpo e, aproveitando um dos últimos dias solarengos, lá nos fizemos ao caminho. A descida até à localidade de Ribeirinha fizemo-la pelo lado nascente da Corta, ao contrário da outra vez. Como tempo seco, foi possível descer os afloramentos xistosos que em tempo húmido são altamente ...

Uma manhã dedicada ao GeoBTT

Na última volta BTT resolvemos carregar umas caches no GPS e aproveitar o percurso para as descobrir num sábado que ora raiava o sol ora aparecem umas nuvens bem carregadas de chuva.
Descemos até Quintã de Jales por Cerdeira e o Zé queria-me mostrar umas sepulturas que alguém da aldeia lhe mostrara há uns 15/20 anos…não as descobrimos. Descemos então até Quintã por um caminho limpo pelos incêndios do último verão e com bastante água a escorrer pelas rochas.

O regresso às pontes do Avelames

Pelo carnaval adivinhava-se uma volta BTT que durasse umas horitas porque já há uns tempos não se “empenava”…seria na segunda-feira mas como as previsões apontavam para melhor tempo na quarta, assim ficou.
Antes de sairmos, ao verificar a pressão dos pneus, o Zé dá conta de um rasgo na parede do seu pneu da frente, mas nada de fugas...lá seguimos com receio que a coisa viesse a correr mal.

Novas pontes e águas minerais…

Depois de uns kms a pedalar para nascente na descoberta e reconhecimento de novos trilhos, nova janela se abre para desfrutar de outros.
A ideia no último sábado era pedalar para norte e procurar umas pontes para o lado das Pedras Salgadas que visualizámos através de fotos, uma delas visitada por nós quando nos iniciámos na modalidade, já lá vão uns anos. A descida fez-se pela mata de coníferas na encosta nascente do vale...

Ensaio e muita água…

No inverno as gripes assolam-nos a cada passo. O fim-de-semana passado ficámos por casa, precisamente por causa de uma gripe…Desta vez, o que pretendíamos fazer era um ensaio, para mais um passeio com uns amigos que mostraram interesse em visitar-nos daqui a umas semanas.O destino seria a localidade do Pópulo e, até aqui, teríamos de ver umas alternativas a algum asfalto pelo percurso delineado. Desde a localidade de Vreia de Jales faríamos um trilho no qual já não passávamos há uns bons 3 ou 4 anos...

Por entre o nevoeiro

Desde a vinda do CEVA e dos KÉZIA a Jales, no pretérito dia 7 de dezembro que as bicicletas não saíam da garagem… não porque a vontade não fosse muita mas porque uma constipação do Zé, aliada a uns dias invernosos nos obrigassem a ficar por casa sem pedalar.
Um mês sem pedalar obrigar-nos-ia a uma voltinha soft e sem grandes loucuras, pelo menos, eram esses os planos…

Antes que o sol se ponha

Costuma ser durante a semana que se programa a volta BTT a fazer no sábado/domingo seguinte e, à sexta-feira é o dia de “acertar agulhas”, no entanto, desta vez adivinhava-se um fim de semana sem pedalar porque o Zé estava com dores de garganta.
Sábado às 7h da manhã a mensagem continha o seguinte texto: “Não vou…xau”.
Ao final da manhã envio uma mensagem ao Zé a desafia-lo para carregar as baterias das luzes e irmos dar...

Cheirar a Cabreira

Há amizades que se “granjeiam” com a modalidade e, desde há praticamente 4 anos, aquando do PUF Nº 10 que ficámos amigos de alguns Grupos e pessoas ligadas ao BTT, neste caso particular ao Grupo BTTPINOCO, na pessoa do seu “presidente” Domingos Gouveia.
Nos últimos tempos têm sido reciprocas as visitas, ora cá, ora lá.
Há uns meses, uma mensagem do Gouveia trazia um convite par pedalar não no quintal deles mas numa ...

Ensaio e olivais...pelo outono

Por vezes, damos connosco a “virar” sempre para o mesmo lado…vai-se lá saber porquê…?
Ultimamente as nossas voltas de BTT têm-se virado sempre para o mesmo lado; para nascente.
Os incêndios do último verão que assolaram a região terão o seu “peso” na escolha dos trilhos, daí virarmo-nos quase e sempre para nascente onde, felizmente, pouco ou nada ardeu.
Com os diferentes percursos que por ali já fizemos, a este, pretendíamos juntar um outro e estendê-lo para os 50/55 kms o qual serviria de ensaio...

A visita do Adriano e... mais uma calçada romana

De há uns tempos a esta parte que o amigo Adriano Fernandes nos falava nos passeios que habitualmente fazíamos juntos e perguntava quando voltaríamos a pedalar. Ultimamente andava retirado da modalidade, fruto de uma queda violenta durante o verão na N206, da qual resultou uma lesão do braço/ombro esquerdo.
É sempre um prazer para nós pedalar com ele. Aproveitávamos a sua boa camaradagem e disposição para, durante os passeios, colocarmos a conversa em dia.Durante a semana telefonámos-lhe ...

Nas bordas do Alvão

Mais um fim de semana e uma volta feita ao domingo…
Não é que não se pedale mal nas tardes de domingo, as subidas é que parecem mais quentinhas…o único senão é que, a partir de agora a tarde acaba-se muito rápido.
A mudança de hora do dia anterior obrigou-nos a sair uma hora mais cedo para este, que seria, um passeio ali pelas bordas do Alvão. O aquecimento fez-se pela estrada nacional até meio da encosta onde entrámos ...

A ponte (ainda) é uma passagem

Habitualmente pedalamos ao sábado de manhã, no entanto, um princípio de gripe e uns resfriados no corpo na noite de sexta-feira, aliados às péssimas condições climatéricas anunciadas para a manhã de sábado levam-nos a cancelar a voltinha matinal…
Afinal, a manhã esteve boa e durante a mesma combina-se imediatamente para o dia seguinte, embora fosse dia de caça e não seja dos dias preferidos para andar de bike no meio do monte…lá fomos tentar fazer...

Calçadas e castros das redondezas

O ano passado, pela primeira vez, fomos descer uma calçada romana de se lhe tirar o chapéu…com a visita ao “tio Ruca”.
Entretanto, depois de analisado o percurso verificámos que o mesmo poderia ser complementado com a visita a um castro na localidade de Pópulo. Era só fazer um pequeno desvio à rota e daria para o incluir. Assim o fizemos. Depois de abordarmos uma pessoa nossa conhecida, sobre se determinado percurso visto...

Noturno com Festa

Como durante o dia tem estado muito calor e o “bichinho” do BTT é mais forte que o de estrada, nada melhor que aproveitar a lua e fazermo-nos aos trilhos ao anoitecer. O destino seria a localidade de Telões onde iríamos visitar o nosso amigo Edgar, recente adepto desta modalidade que nesse dia labutava fortemente em prol das festividades da freguesia, era o mordomo da festa da localidade! Como idealizámos meter alguns kms decidimos subir ao ponto mais elevado da serra da Falperra, onde contemplámos o por do sol e a lua ...

Sem ponte para a outra margem

Depois de construírem a mini hídrica nos Vales os caminhos novos que por ali foram abertos “aguçavam-nos” o apetite de por lá pedalarmos. Depois de verificarmos os percursos que por lá fazíamos, verificámos que existiria um caminho a montante do rio Mascanho que, supostamente, daria para fazer a ligação ao concelho de Murça. Teríamos de ir à localidade dos Vales, para daí descer e verificar tal situação.O dia escolhido foi o de sábado, dia frio mas solarengo. O nosso amigo Adriano Fernandes, dois dias antes tinha-nos dito que gostaria de ...

Novos trilhos para os lados de Penabeice

Nas últimas saídas temos andado por trilhos diferentes e novos para nós. Digamos que têm-nos aparecido coisas bastante interessantes. Para além disso, é o conhecer novos locais que nos suscitam esse interesse. Hoje fomos em busca de trilhos novos, à semelhança da última saída. O destino seria a localidade da Ribeirinha onde, ainda há pouco tempo tínhamos passado com a malta do Hospital de Vila Real, para depois chegar a uma localidade do concelho de Murça chamada Penabeice. Desde a localidade de Covas subimos ...

Na senda de uma calçada romana com visita ao "Tio Ruca"

Durante o verão, nas nossas voltas com a bicicleta de roda fina, ao passar pela vila de Murça, avistávamos ao longe e com íngreme inclinação, uma calçada romana muito bem conservada, bem como, uma ponte romana muito bonita que atravessava o rio Tinhela. Abria-nos o apetite para uma descida BTT. Há uns tempos a esta parte, em conversa com uma pessoa amiga da localidade do Pópulo, questionava-a se conhecia tal calçada. As dicas que nos foram dadas por essa pessoa teriam de nos levar à localidade de Cadaval, porque, era por ...

Rotas do Ouro com Grupo de BTT do Hospital de Vila Real

O BTT leva-nos a contemplar lugares edílicos, momentos únicos e fundamentalmente a conhecer gente que se não fosse pela prática do mesmo, seria difícil, é o caso do nosso amigo Rui Fernandes, enfermeiro no CHTMAD que conhecemos mais aprofundadamente aquando da nossa ida à Suiça/França fazer a subida ao Alpe D’Huez. A partir daí, foram já algumas as voltas em que pedalámos juntos. Há uns tempos a esta parte, um telefonema dava conta de que viria com o Grupo de BTT do hospital de Vila Real pedalar pelas nossas ....

Pelas ribeiras, rios e barragem da região, com vento fortíssimo

Apesar do alerta vermelho para o dia de sábado, a vontade de pedalar era imensa para quem está praticamente ausente da modalidade há 2 meses (uma voltita no último dia de 2012, desde o início de dezembro...).A manhã foi extremamente chuvosa, aliás, já o dia anterior o tinha sido. Adivinhavam-se fortes caudais e trilhos encharcadíssimos.Saímos em direção a Cerdeira de Jales, para daí atravessarmos pela primeira vez o Rio Pinhão. O forte vento empurrava-nos e "empenava-nos" constantemente , sacudindo-nos ora para um lado ora...

Provavelmente o último de 2012

O primeiro dia de dezembro, sendo a um sábado, permitia-nos fazer mais uma investida nos trilhos da região. Este seria, para o mano mais velho, o último passeio do ano, pois aproximava-se o dia de uma intervenção cirúrgica que o impediria de pedalar durante o próximo mês…ficava um amargo de boca porque, a ida à Srª de Graça em BTT, à semelhança do ano passado, desta vez não se poderia fazer durante os últimos dias de...

Um azar nunca vem só...

Quando se inicia a temporada de BTT a vontade de voltar ao trilhos é imensa!!! Quinta-feira passada deu-se a primeira volta de 36 Kms e, porque vamos ter a visita de uns amigos durante este mês, teríamos de idealizar um percurso que fosse de encontro ao que de belo e característicos temos na região para a prática – os trilhos.A manhã do dia foi bastante chuvosa, pondo mesmo em causa a saída, no entanto, depois de umas abertas à hora de almoço equacionámos a investida....

Preparação para o Caminho Português Interior de Santiago

O último passeio que fizemos, a determinado ponto ficamos sem GPS…as pilhas esgotaram…Hoje decidimos repetir o percurso mas, à saída a intenção era alongar um pouco o mesmo em relação à última saída com o intuito de começar a preparação do "camino"…Ao contrário dos dias anteriores levámos equipamento ...

Um estreante em Jales

No primeiro dia de maio, dia do trabalhador e dia de corrida ao Pingo Doce, decidimos fugir dessa azáfama e percorrer mais uns kms pelos trilhos de Jales. Desta vez o nosso amigo Edgar aproveitou para, pela primeira vez vir até aqui pedalar. Antes da hora marcada já Edgar e Zé estavam cá…afinal a vontade de pedalar era muita.O destino seria fazer um percurso com pouca técnica, o que pretendíamos era que o nosso amigo levasse boa impressão dos nossos trilhos.

Uma visita a S. Bento

Ultimamente a chuva, que tanta falta fazia, tem-se mantido pela nossa região. Depois de consultar as previsões para o fim de semana dá logo para ver que daria para pedalar…assim foi. Às 9h da manhã saímos em direção ao santuário de S. Tomé do Castelo, depois de tantos anos a pedalar por aqui, nunca tínhamos ido para aqueles lados… muito bonito mesmo.A saída de Jales fez-se em direção a Quintã, já na subida para outro santuário da freguesia (Srª da Graça), antes de chegar à A24 fomos visitados por dois cães pastores que ...

A estreia das novas montadas

As últimas voltas, em especial as de maior quilometragem, como o caso da última aventura de 2011 trouxe-nos alguns desconfortos ao nível de coluna… era urgente pensar numa solução que passaria por uma suspensão total. A pesquisa e procura de soluções já se arrastava há alguns meses a esta parte, no entanto, a oportunidade de negócio e algo que nos convencesse tardava em aparecer.Eis que no início de fevereiro numa das muitas buscas e consulta de fóruns e páginas de especialidade aparece algo que nos convenceu e foi ...

O 1.º Passeio de 2012

Quando alguns dos habituais companheiros de pedalada souberam da última grande aventura do ano 2011, chegaram alguns e-mails às nossas caixas de correio…um deles, vindo do nosso amigo Adriano Fernandes dava conta de um “mal estar” tremendo porque, depois de ver o relato ficou cheio de vício para pedalar connosco novamente…sentia-se como que “traído” por não ter recebido o convite para ir connosco à Sr.ª da Graça… no entanto, ao contrário do que se constava, segundo nos disse à posteriori, surgiam rumores que se..

Passeio de consoada

Para fazer jus à tradição em que no dia 24 de dezembro se reservam umas horas para a prática do BTT, este ano não fugimos à tradição, pese embora um mal estar desde o dia anterior, por parte do Zé nos fizesse aguardar até à hora do pequeno almoço… Às 8h30m um telefonema dava luz verde à aventura. Passada uma hora saímos com um nevoeiro gelado, acompanhado de temperaturas negativas.As descidas deixavam-nos gélidos, como tal, a abordagem à primeira subida fez-se logo a 100 para aquecer as turbinas.

Pelos vales do Ave e Vizela com BTTPINOCO

6 horas da manhã toca o despertador…Lá fora, a chuva “batia” insistentemente nas janelas de casa, acompanhada de rajadas de vento muito forte. Pensa-se muito rápido; Para onde vou com este tempo? Não apetece sair do quentinho mas tem de ser…vamos pedalar com os amigos que nos esperam a uma hora e meia de viagem…do dia anterior tinha ficado pronto todo o material a transportar. As bicicletas quando nos viram devem ter pensado coisas de nós…”mas estes doidos para onde nos querem levar com este temporal?”

BTT com Pedro Roque

Há umas semanas a esta parte, recebemos um mail do amigo Pedro Roque a dar conta da vinda a Trás-os-Montes no primeiro fim de semana de dezembro. No seguimento do mesmo, lançava-nos a proposta de pedalarmos juntos um dos dias, isto depois de ter passado por cá há cerca de um ano e meio, com o seu amigo Moretti, aquando da sua travessia em bicicleta desde Tavira até Santiago de Compostela. Um dia interessante esse do mês de Julho em que os acompanhámos durante algum kms.

Reconhecimento PUF n.º 10 - Rotas do Ouro

Ontem fizemos o derradeiro e total reconhecimento do percurso do PUF.
Já saímos um pouco tarde (14.45h) para o que é habitual, porque alguns dos guias que nos acompanharam, trabalharam até mais tarde no período da manhã. Outros houve que nos esperaram mais à frente porque não chegaram mesmo a horas (o Rui, que veio desde Vila Real, o Adriano e mais um que foi baptizado nestes trilhos – o Filipe Portela (Zá). Para não fazer um relato exaustivo do dia, até porque deixarei o mesmo para ...

Um submarino romano

Aproveitando a interrupção de Páscoa, nada melhor que um dia bastante agradável para a prática do BTT, ir descobrir coisas novas...Algures soubemos pelos escritos que os Romanos se deram ao trabalho de construir uma barragem no Rio Tinhela para lavagem do minério que saía das cortas em Covas e na Ribeirinha (a uns quilómetros desse local). A primeira vez que atravessámos o rio pudemos constatar que o PUF não irá passar por este local, ao que contrariamente estava definido. As cheias estragaram mesmo o trilho.estragaram mesmo

Reconhecimento e caça à fita

Aproveitando um dia solarengo, nada melhor que ir dar uma volta de BTT e reconhecer ainda melhor e verificar o estado dos trilhos da segunda parte do PUF n.º10-Rotas do Ouro e, embora o dia de “Limpar Portugal” já tivesse passado, decidimos também “limpar” aquilo que alguém num raid TT ”sujou”, ou seja, remover fitas sinalizadoras que, presas a árvores, muros, postes, giestas, etc,… teimavam em não se degradar dando muito mau aspecto. Alertamos para que ninguém siga fitas no dia do passeio porque o mesmo não é marcado.

Uma volta de baptismo com a Boa e Merecida Camaradagem

A última volta BTT serviu para recebermos nas lides "BTTistas" um novo elemento, o Jorge Ferreira, como tal, foi dia de baptismo...A sua nova montada não estava nada habituada a este tipo de trilhos mas com equilíbrio daqui, equilíbrio dali lá foi percorrendo alguns trilhos de recorte técnico.A primeira paragem deu direito à primeira foto da nova montada...Dos single tracks de Cidadelha descemos ao rio e atravessamo-lo pela ponte Romana recentemente recuperada.

Pedras que a água levou!

Passada uma semana damos a conhecer o que foi o último passeio. E uma semana porquê? Não teve de todo a ver mas, esta última saída, tal era o vício, uma vez que viriam 15 dias de abstinência, foi feita debaixo de chuva e daí o Zé ter apanhado um empeno dos grandes ao nível da garganta (amigdalite aguda) que o impediu e não lhe deu vontade nenhuma de actualizar a página. Fomos quatro os que nesse dia de chuva pedalámos, o Adriano punha à prova o seu joelho depois de umas sessões valentes de fisioterapia e de caminhadas depois

Em busca de novas rotas

Estava planeado há uns dias uma incursão por novas Rotas do Ouro. Um impasse de ordem familiar, (coisas de quem tem bebés em casa), colocara este dia de BTT em questão e só às 15 horas é que se decidiu pedalar...tarde demais para acabar o passeio ainda de dia… Desta vez o destino era explorar mais uns trilhos visualizados por imagem de satélite e carregados no GPS. O primeiro a explorar foi entre Alfarela de Jales e Moreira de Jales e, logo para começar, nada melhor que um autêntico pântano enlameado.

Rotas do Ouro

Mais uma tarde propícia para pedalar. Neste dia fomos 4 os que decididamente pensámos em pedalar. Um deles (Adriano) já não andava há 2 semanas por causa de uma ligeira queda e consequente mazela no joelho.
O dia serviria para ele de teste ao dito cujo, após umas sessões de fisioterapia. A saída foi à hora do costume e o destino descobrir mais uns trilhos na zona da Carva – Murça. Assim foi, conforme relatam as seguintes imagens. Depois de uma incursão num trilho novo, seguimos em direcção a Moreira por um dos trilhos mais ...

Nos últimos tempos as manhãs têm estado bastante frescas para a prática do BTT, como tal, decidimos pedalar ao sábado à tarde uma vez que já se nota alguma diferença em termos de sol…diz-se por aqui que “Janeiro fora, mais uma hora” e é bem verdade. Depois de alguns amigos de Vila Real se terem mostrado interessados em pedalar pelos nossos trilhos e, ao mesmo tempo enriquecerem o colorido destes relatos, enviámos sms a marcar hora e local de partida para o passeio na tarde de sábado e mais minuto menos ...

Visita às escavações nas proximidades do Complexo Romano

Aparentemente este parecia ser um dia fácil para a prática do BTT…não chovia, o frio não era muito, no entanto, as últimas chuvas fizeram com que o terreno não absorvesse a totalidade da água, resultado, muita lama e andamento pesado…O destino neste dia era ir fazer umas fotos às escavações nas proximidades do Complexo Romano.A saída até atravessar o Rio Tinhela em direcção à Filhagosa fez-se bem, no entanto, a descida para o rio tornou-se algo complicada pois, o caminho reparado no verão passado ficou ...

Assalto ao depósito de gelados e rajás

Não que costume ser hábito mas, devido às previsões de neve para o dia seguinte (domingo) acima dos 400 metros, era de aproveitar a tarde para pedalar pela primeira vez neste novo ano. A saída de casa tornou-se algo atribulada e, só após duas tentativas de saída é que finalmente partimos em direcção a Alfarela de Jales. Já nesta segunda tentativa e após ter feito uns 500 metros dei conta que ia muito leve e algo faltava…a mochila do costume e a máquina fotográfica. O Zé (assaltante 1), o Manel(degustador de gelados) e Adriano (assaltante 2),

Que friiiiiooooo

Eis-nos para mais um dia de BTT, não que fosse muito propício devido às baixas temperaturas (6 graus negativos) mas “o bichinho” é mais forte que tudo! Desta vez juntaram-se mais dois valentes ao grupo, o Manuel e o Adriano, perfeitos conhecedores dos trilhos da zona. Proporcionámos-lhes algumas coisas novas. Afinal são inúmeros os kms nestes trilhos e há sempre qualquer coisa nova para descobrir ou ver.Saímos para sul e fomos mostrar aos amigos que nos acompanharam, as poldras do Rio Pinhão que havíamos descoberto...

Rotas do Ouro

Este fim-de-semana, decidimos pedalar no sábado à tarde e rumar a sul, com o intuito fazer o reconhecimento de parte do percurso do PUF N.º 10 - Rotas do Ouro. A saída estava marcada para as 13.30h mas o Zé teimava em não chegar, um telefonema dava conta que um imprevisto de última hora (é o que faz ter bebés em casa) o teria atrasado, no entanto, estaria a sentar-se à mesa para comer qualquer coisa muito rápido. Entretanto, tirei as binas da garagem e fui fazendo o habitual, ver pressões e fazer as respectivas lubrificações...

O regresso...

Depois de um interregno de praticamente meia dúzia de semanas, é chegado o dia de tirar as bikes da garagem e por à prova as últimas afinações feitas há não sei quanto tempo… O receio era algum pois, a condição física de certeza que ia deixar a desejar, como tal, havia que fazer um passeio nas calmas e com um grau de dificuldade baixo.Decidimos então marcar parte de um percurso que servirá para qualquer, dia fazer aí mais uma Rota do Ouro com uns amigos que querem pedalar por estes lados.