Uma visita a S. Bento - 28 de Abril de 2012

Ultimamente a chuva, que tanta falta fazia, tem-se mantido pela nossa região.
Depois de consultar as previsões para o fim de semana dá logo para ver que daria para pedalar…assim foi.
Às 9h da manhã saímos em direção ao santuário de S. Tomé do Castelo, depois de tantos anos a pedalar por aqui, nunca tínhamos ido para aqueles lados… muito bonito mesmo.
A saída de Jales fez-se em direção a Quintã, já na subida para outro santuário da freguesia (Srª da Graça), antes de chegar à A24 fomos visitados por dois cães pastores que guardavam umas vacas subnutridas fechadas num terreno no meio do monte…
Atravessámos a A24 no ponto mais alto da mesma e aí, aproveitámos para ingerir algo porque o pequeno almoço havia sido tomado bastante cedo para o mano mais velho.

Desde aí até ao santuário foi um rapidinho pois foi quase e sempre a descer. Ao longe pôde-se avistar e, ao mesmo tempo comentar, uma caminhada/peregrinação a pé e de bicicleta, que em Junho, algumas das paróquias de Jales pretendem fazer até o mesmo.
Pelo caminho cruzámo-nos por alguns coelhos bastantes para o costume…aproveitam o tempo fresco e a erva fresca para se alimentarem.

Chegados ao santuário, avistámos ao cimo do morro uma figura (Sagrado Coração de Jesus) que logo tentámos ver de perto. A subida…bem, bem…o que vale é que era de empedrado senão…quem subiria?

Daí pudemos deliciar as vistas sobre a cidade de Vila Real, bem como sobre toda a falha tectónica, a maior da península que se perdia a norte e ao longe em Vila Pouca de Aguiar.

Desde aí descemos até à ciclovia que agora, em parte é utilizada como Caminho de Santiago e até Vila Pouca rolou-se a boa velocidade…
Já em Vila Pouca depois de abastecermos de líquidos voltámo-nos a fazer a Jales subindo as serras de Guilhado e chegámos ao destino sem antes passar pelos caminhos da localidade para no final percorrermos 51kms em 2h45m.
Foi uma boa volta e deu para ver muito bem o fantástico desempenho das novas montadas pois, desta veze, abusámos um bocadinho delas para as testar a sério…querem é andar…!