Ensaio e olivais...pelo outono - 17 de novembro de 2013

Por vezes, damos connosco a “virar” sempre para o mesmo lado…vai-se lá saber porquê…?
Ultimamente as nossas voltas de BTT têm-se virado sempre para o mesmo lado; para nascente.
Os incêndios do último verão que assolaram a região terão o seu “peso” na escolha dos trilhos, daí virarmo-nos quase e sempre para nascente onde, felizmente, pouco ou nada ardeu.
Com os diferentes percursos que por ali já fizemos, a este, pretendíamos juntar um outro e estendê-lo para os 50/55 kms o qual serviria de ensaio para um futuro passeio de uns amigos do pedal que nos próximos tempos nos visitarão…

Até à localidade de Fiolhoso fizemos o percurso da semana passada, explorando uns caminhos novos até ao Cadaval. Ora, estando nessa localidade, seria imperdível não fazer a calçada romana mais uma vez…”desta não vamos parar” - dizia o Zé, mas para as fotos e par apreciar a beleza daquilo, lá teve de ser.

Da ponte sobre o rio Tinhela, seguimos a marginal para montante por alguns momentos, até conseguirmos ver a interceção de um caminho que havíamos avistado na descida. Fizemo-lo por uma vinha acima até à estrada nacional para evitar muito asfalto.
Antes de chegar a ponte da N15, subimos até lá bem ao cimo, às imediações da localidade de Carvas.

A subida fez-se por entre vinhas e olivais maravilhosos por trilhos muito bons, até que descemos vertiginosamente para a localidade de Mascanho. Descia atrás do Zé e por momentos, antes da chegada lá baixo de quando em vez o odor a travão era nauseabundo…foram 3 minutos a descer com muita pedra solta, e com os dois travões a aquecer…

Na localidade abastecemos junto ao fontanário e subimos para Granja. Pelo caminho recordamos os óculos que ali foram perdidos há uns meses e decidimos deliciar-nos com uma bela mata de pinheiros, altamente densa e com um single no plano superior do caminho principal.

A chegada a Tresminas fez-se a enorme velocidade porque o sol já estava a querer esconder-se.

De Reboredo a Cidadelha, verificámos a marca de umas rodas de bicicleta que por ali teriam passada há pouco tempo, muito provavelmente no nosso sentido, situação que viemos a comprovar quando chegámos a Jales depois de 50 kms e 1500m de desnível positivoe fomos beber o chá do costume. O “Bicheco” disse-nos que tinham saído dali 3 aventureiros 15 minutos antes de termos chegado que teríam passado por aqui o dia. Presumimos que deveriam ter um dos tracks que disponibilizámos aqui, ou então foram fazer o PUF10… é sempre bom ter a malta por aqui a pedalar, qualquer dia encontramo-nos por aí…

No próximo fim de semana pedalamos com os amigos BTTPINOCO fora dos nossos trilhos.

Voltaremos a eles quanto antes e aguardamos a vinda deles e de uns amigos que também gostam destas aventuras, apelidados de "CEVA”.