Pelos vales do Ave e Vizela com BTTPINOCO - 10 de Dezembro de 2011

6 horas da manhã toca o despertador…

Lá fora, a chuva “batia” insistentemente nas janelas de casa, acompanhada de rajadas de vento muito forte. Pensa-se muito rápido; Para onde vou com este tempo? Não apetece sair do quentinho mas tem de ser…vamos pedalar com os amigos que nos esperam a uma hora e meia de viagem…do dia anterior tinha ficado pronto todo o material a transportar. As bicicletas quando nos viram devem ter pensado coisas de nós…”mas estes doidos para onde nos querem levar com este temporal?”

Lá as colocámos em cima do carro e metemo-nos à estrada…ao passar a serra do Alvão para o lado poente, a chuva fortíssima colocava-nos a olhar um para o outro e por vezes a esboçar um sorriso…como quem diz: “Só de doidos..:” Mas “a esperança é sempre a última a morrer” e tínhamos alertado o anfitrião para, nas suas intenções, não esquecer S. Pedro.

Ao passar nas serras de Fafe, a chuva era inexistente e aí o ânimo voltou a crescer…à medida que nos aproximava-mos de Delães uns chuviscos imaginavam-se como suportáveis.

Eis que chegámos ao local marcado e prontamente vimos os amigos BTTPINOCO  na pastelaria à nossa espera. Depois do croissant e do sumo da praxe, eis que nos deslocámos para o local de partida ali próximo,  junto a um complexo desportivo de uma associação cultural.

A chuva era muito fraca, ainda assim, já convencidos que era para nos molharmos, os nossos amigos trataram de posar para a foto de Grupo  porque afinal, este era  o dia de estreia do novo equipamentos, estreia abençoada esta.

 

Depois da fotografia da praxe, eis que volta a cair chuva daquela que ninguém esperava…decididamente lá nos fizemos aos trilhos, a primeira parte foi feita em estrada pra um aquecimento mais gradual, depois da entrada na terra eis que nos apresentam logo uma subida daquelas que a gente gosta….

 

 

 

 

 

Por entre vistas sobre o vale do Ave e Vizela por ali pedalámos, visitámos a citânia de Sanfins de Ferreira, descemos trilhos onde a dureza e a técnica tiveram de estar apuradíssimas !!!

 

 

 

 

 

 

Dali seguimos em direção ao monte pilar (Paços de Ferreira) e  por entre trilhos “apimentados” lá seguimos até atravessar o rio Leça. Depois, eis que nos proporcionam um abastecimento sólido e liquido, muito próximo do monte da Assunção em Santo Tirso. Já que ali estávamos, nada melhor do que passar por essa chegada de uma das etapas da volta a Portugal e daí descer até ao local de partida.

 

 

 

Durante o percurso, a chuva ia e vinha mas podemos concluir que o S. Pedro foi amigo o impermeável teve de ser vestido umas 2/3 vezes durante todo o percurso.

Depois da chegada, o respetivo banho quentinho e o lanche convívio no bar da Associação.

Foi um dia fantástico! 52 Kms e 1700m de acumulado de subida, alguma da qual em empedrado.

O único senão foi a nossa máquina fotográfica ter ficado sem bateria e não conseguirmos registar, nós próprios, os momentos. As imagens foram-nos cedidas pelos nossos amigos do Grupo BTTPINOCO, para além disso, o GPS também andou meio desorientado, possivelmente por não estar habituado a circular por tão baixa altitude. Os dados do percurso foram disponibilizados pelo GPS do Hélder Azevedo.

Um agradecimento especial aos oito amigos que connosco pedalaram, Domingos Gouveia, José Gouveia, Hélder Azevedo, Fernando Silva, José Almeida, Ricardo Marinho, Domingos Machado e Marco Correia.

Até um dia destes em Jales ou nas vossas terras…!!

 

Resclaldo by BTTPINOCO