Novos trilhos para os lados de Penabeice - 16 de fevereiro de 2013

Nas últimas saídas temos andado por trilhos diferentes e novos para nós. Digamos que têm-nos aparecido coisas bastante interessantes. Para além disso, é o conhecer novos locais que nos suscitam esse interesse.
Hoje fomos em busca de trilhos novos, à semelhança da última saída.

O destino seria a localidade da Ribeirinha onde, ainda há pouco tempo tínhamos passado com a malta do Hospital de Vila Real, para depois chegar a uma localidade do concelho de Murça chamada Penabeice. Desde a localidade de Covas subimos até à corta da Ribeirinha e desta vez fizemos a descida por um local diferente, ou seja, pela parte mais alta da corta…com vistas para a exploração de cortar a respiração. Ali tem-se a real dimensão daquele buraco!

Quando chegámos à Ribeirinha fomos abordados por um casal de cães mais o seu filhote que rapidamente colocaram a aldeia em alvoroço…só se ouviam cães a ladrar…pessoas vimos 3 e de fugida!
Foram os únicos que nos abordaram e quiseram ficar por ali um bocadinho a degustar parte da bolachas que comemos foram mesmo os canídeos …

Continuámos a descida até à ribeira da Ribeirinha por um caminho interessante e com umas vistas novas, ou melhor, a partir dali as coisas seriam novidade em relação a paisagem e trilhos. Uns vales interessantes com terrenos verdejantes lá ao fundo.
Num campo onde um homem esteve a limpar alguns dos castanheiros por ali existentes, vimos um garrafão pendurado…perguntei ao Zé se estava com sede, como não me respondeu ou não ouviu, porque seguia calmamente à frente, ainda parei para o fotografar, bem como, um frigorífico a fazer de colmeia! Afinal, por aquelas bandas tudo se aproveita!

O percurso a partir da ribeira, era “rompe pernas”, ora se subia, ora se descia, até que depois de fazer uma curva à esquerda avistámos lá ao fundo a localidade que procurávamos e visitávamos pela primeira vez - Penabeice.

Já na localidade, depois de atravessar o límpido rio Mascanho pela primeira vez, subimos até lá bem ao alto para depois virar à direita em direção às imediações da localidade de Mascanho. O percurso era interessante, rápido e sempre ao longo da cordilheira até descermos muito rapidamente à ponte do rio Mascanho novamente.

Daí para frente, o percurso já era conhecido. Aguardavam-nos alguns kms numa extensa subida até à localidade de Granja. Próximo da localidade, ao fazer uma curva, eis que nos aparece um grande rebanho de cabras que deixámos passar e aproveitamos para fotografar. Depois de parar para abastecer líquidos, combinámos o restante percurso que nos levaria a Trêsminas e, na subida para Revel, um senhor que passeava por ali parou a olhar para nós numa daquelas subidas com 15/16% de inclinação e nos disse: “…aqui é preciso pedalar…”

A descida para Revel fez-se a bom ritmo, bem como a aproximação da aldeia de Reboredo.

Na chegada a Cidadelha de Jales tivemos bastante água e lama numa zona de lameiros mas nada que não se ultrapassasse.
Chegámos com 42 kms e 1470m desde nível acumulado positivo…digamos que é um passeio para se fazer nas calmas porque, para a quilometragem tem um acumulado considerável…