Antes que o sol se ponha - 01 de dezembro de 2013

Costuma ser durante a semana que se programa a volta BTT a fazer no sábado/domingo seguinte e, à sexta-feira é o dia de “acertar agulhas”, no entanto, desta vez adivinhava-se um fim de semana sem pedalar porque o Zé estava com dores de garganta.
Sábado às 7h da manhã a mensagem continha o seguinte texto: “Não vou…xau”.
Ao final da manhã envio uma mensagem ao Zé a desafia-lo para carregar as baterias das luzes e irmos dar uma voltita ao final da tarde, por volta das 16h. Prontamente aceitou…!
16h…Vamos lá antes que o sol se ponha! A grande velocidade rapidamente chegámos à barragem do Pinhão e daí o destino seria Pinhão Cel. O percurso idealizado, uma vez que rapidamente iria anoitecer era chegar a Fortunho e aí entrarmos na ciclovia em direção a Vila Pouca de Aguiar. Pelo caminho falava-se nas pilhas do gps que tinham carregado muito rápido para o que é costume e não é que mal saímos de Pinhão Cel o gps desliga-se?
Conclusão; ficámos a partir daquele momento sem navegação…! O sol já se punha e mesmo assim ainda arriscámos, às escuras, um trilho para Águas Santas por entre uma quantidade de terreno queimado pelos incêndios do último verão, a sorte foi que o Zé já tinha lá passado uma altura a solo e sabia mais ou menos por onde era.

Quando chegámos a Águas Santas, parámos para colocar as baterias/luzes nas bicicletas e daí até à ciclovia seguimos por Felgueiras/Fortunho. Durante a descida o frio era imenso e nas zonas mais sombrias a formação de geada já era evidente o que nos obrigava a uma atenção redobrada pois seguíamos com recurso a luzes artificiais, o sol já era…

Chegados a Fortunho e mal entrámos no trilho da ciclovia, demos com o vento gélido de cara…olhámos um para o outro e pensámos no mesmo…até Vila Pouca de Aguiar e na próxima hora iríamos ter de suportar tal adversidade. Depois de conseguirmos encontrar e imprimir um ritmo acertado chegámos a Vila Pouca com 2 graus positivos…muito frio mesmo para quem trazia o motor bem quente… ao expirarmos, as gotículas de água pairavam no ar nos feixes de luz das luzes do capacete e guiador.
Daí até Jales subimos pelo empedrado da Brangada seguindo a nacional.
Para quem queria dar só uma voltita e acabou às 19.30h com 55 kms não foi mau…