Por cima das nuvens no Alvão - 24 de outubro de 2015

Com a chegada das chuvas de outono e consequente arrefecimento climatérico, as bicicletas de estrada encostam-se e, eis que chega a vez das BTT avançarem para os trilhos.
O combinado para o sábado, se o tempo permitisse, seria uma ida à Srª da Graça a Mondim de Basto para “fechar” definitivamente a época de estrada mas, a chuva pela manhã não deixou…de chuva tinha chegado na última volta de estrada pelo Douro quando, na subida da Barragem da Valeira para Carrazeda de Ansiães, começou a chover e nos acompanhou até Alijó…
Combinámos então sair de BTT e o destino seria o Alto do Minheu, posto retransmissor de rádio e televisão. Saímos de Vila Pouca e logo tentámos descobrir novos trilhos nas encostas do vale.
Já no planalto do Alvão, à semelhança do que nos aconteceu uma vez ou outra no vale, fomos forçados a ultrapassar alguns fios e vedações de caminhos supostamente púbicos…vá-se lá saber porquê….?


Depois de Trandeiras fomos subindo até bem lá ao cimo por caminhos largos com alguma pedra solta à mistura.

 


Chegados ao alto, bem quentinhos, temíamos um arrefecimento corporal repentino mas, não soprava praticamente vento nenhum…por ali ficámos um bom pedaço a admirar as nuvens lá em baixo na zona de Ribeira de Pena e Rio Tâmega.


O destino dali era a lagoa do Alvão e rapidamente lá chegámos pois era sempre a descer. Trilhos muito bonitos aqueles que vimos na zona de Afonsim.


A lagoa e a aldeia castreja são locais fantásticos de se visitar e por ali andámos até que nos fizemos a casa pelas 17.30h.

Uma tarde bem passada com uns pingos de chuva à mistura, mas nada de especial…


 

*Aconselha-se o visionamento do vídeo em HD

 

Mais fotos