Novas rotas no vale do corgo - 31 de outubro de 2015

Pelo segundo fim-de-semana consecutivo, voltámos aos trilhos e desta feia fomos para sul.
O Zé vai estando cada vez mais em forma e as segundas-feiras de tarde dão-lhe alguma “margem de manobra” para se por duro e, ao mesmo tempo, procurar novas rotas.
Assim foi na passada semana, telefonei-lhe por volta das 16.30 e, estranhamente, não atendeu porque andava a pedalar… pelos vistos a coisa não deu para os telemóveis tal era o entusiasmo segundo notícias na retribuição da chamada que me chegara passado umas boas 2h…
Falara-me num trilho novo na encosta oposta aos fantásticos trilhos do castelo que não lhe ficariam nada a dever e, de facto, tive oportunidade de verificar isso ”inloco” nesta última volta…. muito bons!

Para não andar só pelo vale, decidimos subir até ao alto da Falperra via Zimão e por sua vez descer a Quintã de Jales porque, o que queríamos mesmo ver era um novo caminho na encosta de Montenegrelo. A intenção era meter mais uns kms antes de lá chegar.

Depois de passar nos trilhos da nossa terra, subimos novamente ao parque eólico para descer a Montenegrelo.

Aí entrámos em mais um trilho singular, atravessado por nós pela primeira vez. Uma novidade… ainda se conseguiam ver vestígios de uma calçada que por momentos nos deliciou o equilíbrio. Há uns anos a esta parte alguém me disse que o antigo caminho de Santiago passaria naquela encosta e, segundo os relatos, seria esse o trilho…A envolvência era fantástica e o trilho, algumas ocasiões estava praticamente irreconhecível tal era a densidade de giestas e outro mato, o mesmo conduziu-nos por entre uma densa mata de carvalho até próximo de Vila Pouca.
As cores, os cheiros, a envolvência outonal e as novidades, fizeram deste um passeio único!

 

 

 

 

*Aconselha-se o visionamento do vídeo em HD

 

Mais fotos