Uma manhã dedicada ao GeoBTT - 22 de março de 2014

Na última volta BTT resolvemos carregar umas caches no GPS e aproveitar o percurso para as descobrir num sábado que ora raiava o sol ora aparecem umas nuvens bem carregadas de chuva.
Descemos até Quintã de Jales por Cerdeira e o Zé queria-me mostrar umas sepulturas que alguém da aldeia lhe mostrara há uns 15/20 anos…não as descobrimos…
Descemos então até Quintã por um caminho limpo pelos incêndios do último verão e com bastante água a escorrer pelas rochas.

 

Já no alto da A24 começou a chover e a temperatura a baixar aos 4ºC…muito frio que não se notava pela subida áspera que se fez.

 

Daí descemos até Parada e por sua vez entrámos nos trilhos maravilhosos do Castelo. Pedras, carvalhos, trilhos de se lhe tirar o chapéu. A Casa dos Duendes, um local que, embora já lá tivéssemos passado nunca o vimos porque, o sentido que habitualmente tomámos (descendente e com velocidade) nunca nos permite ver tal obra!

Desde aí fomos ao Castelo e subimos por um trilho bastante técnico no sentido das sepulturas medievais de Povoação. Aí chegados, um pastor “guardava” a cache e, ao mesmo tempo o seu rebanho…meia hora de conversa com o senhor enquanto o Zé, com o GPS a localizava. Depois de simularmos o regresso o Senhor lá foi embora também e foi aí que tivemos oportunidade de registar a nossa presença.

 

O destino a seguir seria a Pedra Bolideira em Fontes, fizemos o percurso rápido até que lá chegados nos atrevemos a por aquele rochedo a mexer… (ver vídeo)

A surpresa do dia estaria para chegar e, quando decidimos ira a casa do Adriano fazer-lhe uma visita, junto ao grande viaduto da A24 decidimos seguir um trilho naquela direção. Fantásticos aqueles caminhos até Vila Pouca por entre uma valente mata de carvalhos, parte deles em single track.
Lá tocámos à campainha do Adriano e interrompemos, por momentos, a preparação dos testes de avaliação que iria aplicar na semana seguinte. Às vezes uma pausa no trabalho também sabe bem…e lá estão os professores a trabalhar em casa ao fim de semana…
Depois de uns momentos de conversa, lá nos metemos ao caminho até casa felizes e contentes porque visitámos locais e passámos em trilhos, aqui ao lado sem nunca os termos conhecido.

 

 

 

*Aconselha-se o visionamento do vídeo em HD

 

 

Mais fotos