1.º de Maio - 01 de maio de 2014

O dia 1 de maio, dia do trabalhador, foi dedicado à bicicleta e ao convívio entre amigos e seus familiares.
O amigo de infância Rui Pinto, de Vila Real, tinha-nos questionado da nossa disponibilidade para trazer uns amigos a Jales, a fim de pedalarmos juntos pelos nossos trilhos.
Perante a disponibilidade restava-nos o feriado do 1.º de maio.
Assim foi, logo pela manhã fizemo-nos aos trilhos passando com o grupo pelo alto dos canastros em Cerdeira de Jales.

 

Desde aí seguimos até Cidadelha. Já na descida para o Reboredo, dá-se um momento insólito acompanhado de muita técnica à mistura...O Rui vê-se forçado a retirar os pés dos cleats porque no momento, há uma cobra que se decide atravessar à sua frente... lá teve de passar por cima dela...ao que parece, ainda tentou morder o pneu...chegados ao Reboredo, descemos até à ainda ponte de madeira que atravessa o Tinhela. Talvez o ponto do percurso mais técnico, a chegada à ponte, pois o Rui tinha-nos pedido um percurso não muito técnico…

 

Desde aí seguimos até à zona das explorações romanas e descemos até à localidade de Ribeirinha pelos fantásticos trilhos das explorações.


Como se descia a grande velocidade, entrámos no concelho de Murça após a Ribeirinha e começámos a subir para o topo da serra da Padrela.

A vegetação e os cheiros abundavam e, enquanto aguardávamos a chegada de um dos colegas que tinha ficado para trás, eis que se se ouve o barulho de um pneu a esvaziar…a descida a grande velocidade e as pedras soltas que por lá existiam, rasgaram a parede do pneu dianteiro…o gel lá tapou o rasgo mas “babou-se” todo…não podia parar porque corria o risco de esvaziar completamente.

Como um dos colegas do grupo estaria mais atrasado fez com que não conseguíssemos fazer o percurso todo porque as esposas dos mesmos esperavam-nos com o churrasco no parque de merendas do complexo.
Seguimos então via asfalto até ao complexo, desde a estrada de Cevivas e depois do almoço, fizemos uma visita guiada às explorações romanas.


Já no final da tarde, meteu-se um pouco de ar no pneu e acabámos os últimos 10 kms de percurso até Jales. O restante grupo seguiu para Vila Real nas suas viaturas.

Um dia bem passado este com amigos e seus familiares, alguns dos quais pedalaram pela primeira vez em Jales.

 

 

* mais fotos *


 

 

*Aconselha-se o visionamento do vídeo em HD