Empreitada de Outono - 29 de novembro de 2014

No início do mês de novembro o Daniel contactou-nos para saber da possibilidade de, à semelhança do ano passado, voltar a Jales com uns amigos para pedalar mais uma vez pelos nossos trilhos. Mediante as nossas disponibilidades marcámos o dia 15, no entanto, com a data condicionada devido às condições atmosféricas. A semana do 15 foi muito chuvosa e as previsões par o dia apontavam para dia de chuva moderada. Logo se marcou o dia 29 como nova data. Pretendia o Daniel uma rota diferente da do ano passado mas se tivesse que fazer a mesma a coisa, para ele só perdia um bocadinho… mas não, teríamos de proporcionar à malta uma coisa diferente e, sabendo que o Pedro (Indy) também vinha e as coníferas seriam do seu agrado, decidimos fazer passar o passeio por lá.
Antes de sairmos, à semelhança do ano passado lá fizeram questão de trazer o café bem quentinho e um líquido mais doce em garrafa de vidro verde que, segundo alguns, serve para aquecer a alma.
Fizemo-nos aos trilhos em direção à localidade de Guilhado subindo até ao parque eólico e descendo por um trilho que mal se notava no terreno, a água ia abundando nos trilhos…

Desde Guilhado desceu-se para o vale, pela floresta de coníferas e pelos caminhos muito bem decorados com a folhagem de outono.

Já no vale, o destino seria a Barragem da Falperra via uns sigles em Cidadelha de Aguiar. A subida para a barragem serviu para aquecer bem a malta e, por momentos, deixou de se ouvir conversas e só se ouvia as transmissões das bicicletas…subia bastante.

Já na barragem fez-se a primeira paragem para comer uma ou outra barrita energética. Desde aí, rumámos à pedra bolideira para ver quem era mesmo valente e a colocava a “bulir”. Pelo caminho lá se foi pondo a conversa em dia uns com os outros.

Depois de quase todos terem puxado a pedra, ainda se temeu que a deslocassem do sítio mas não…lá ficou para que outros o possam tentar. A partir daí entraríamos numa zona de trilhos fabulosos em direção à localidade de Castelo e, por sua vez à visita do Castelo de Aguiar da Pena. Aí parou-se para um reforço maior e visita ao monumento, aproveitando o céu limpo para umas vistas muitos agradáveis do vale de Aguiar. O Pedro a partir dali recordou a travessia que fizeram em 2010 até Jales para participar no PUF10 e questionou se iríamos subir por Tourencinho…

Prosseguimos até Vila Pouca de Aguiar por singles do melhor que há na nossa região e, já em Vila Pouca parámos para um café/cola. O Daniel arranjou logo um amigo que não o deixou mais até que saímos, isto porque lhe disseram que já tinha semeado as nabiças…

Desde ai seguimos pela ciclovia até à saída de Vila Pouca, talvez o momento onde mais se sentiu o frio, já para não falar num amigo que apareceu de calções, meias de verão e sapatos de verão, resultado: pés molhados e exercícios de aquecimento a cada paragem…
A partir dali subimos novamente pelas coníferas com a bicicleta à mão durante alguns minutos…toda a gente questionava o que se estaria a assar mas eu logo me descartei disso o Zé é que tinha reconhecido o percurso naquela zona mas falara-me numa zona fantástica e assim foi, quando começámos a descer…que maravilha! O Daniel disse que só faltava um chocolate Suíço para pensar que andava nos Alpes.

Subimos entretanto para a N206 em direção a Tinhela onde o Tico parou e aproveitou para dar ar ao pneu, afinal já se estranhava ninguém furar, coincidência ou não já o ano passado foi a ele que lhe saiu a fava também. À saída de Tinhela em direção a Filhagosa tivemos mesmo de parar para troca de câmara. Depois de atravessar o Rio Tinhela quase na nascente subimos para Jales já contentes e com praticamente 60 kms e com um desnível positivo de 1800 mts, terminámos este que foi mais um dia de puro BTT.

As nossas desculpas pela demora do relato mas, os afazeres profissionais não nos tem dado tréguas para publicação das nossas voltinhas…

*Aconselha-se o visionamento do vídeo em HD